23 Jun
23Jun

Os gatos são os animais de estimação mais populares de todo o mundo. Apesar de serem muito independentes, precisam de distrações para se divertirem e se manterem mais relaxados. As brincadeiras têm um papel fundamental na vida dos bichanos, principalmente dos filhotes. É gastando energias pulando e brincando que eles desenvolvem e fortalecem seus músculos, contribuindo assim com sua saúde física e mental, gastando energia acumulada e desenvolvendo os reflexos. Quando estão reunidos em grupos, os gatos dividem esses momentos lúdicos brincando entre eles, porém sozinhos, precisam ser estimulados. A falta dessas brincadeiras faz com que o gato fique estressado e acabe desenvolvendo outros problemas como agressividade, obesidade, compulsões como lambedura psicogênica, vocalizações excessivas e outros problemas. 

Conheça abaixo as principais brincadeiras para incluir na diversão do seu gatinho:


Esconde-esconde

Esconda-se atrás de uma porta e chame o seu gato para procurar por você. Após encontra-lo, elogie-o efusivamente e em seguida dê algo como recompensa, alguma comidinha ou petisco que ele goste. Ele se sentirá muito feliz e animado com essa brincadeira, correrá de um lado e outro de tanta empolgação.

Brinquedo arranhador 

Todo o mundo sabe que os gatos adoram arranhar alguma coisa, e melhor que arranhar o sofá de casa é arranhar um arranhador próprio. Esse brinquedinho é um dos favoritos dos gatos pois como unhas deles crescem rapidamente e precisa desgasta-las, assim se retirando a uma camada superficial e nascendo uma nova camada. Além disso, o ato de arranhar é um relaxante para os músculos e tendões dos felinos. 

Caixa de papelão  

Os gatos adoram uma caixinha de papelão e principalmente se tiver várias pelo ambiente eles fazem a festa. Basta ter uma no chão ou sobre uma superfície que eles já entram. Algumas vezes o tamanho da caixa é menor que seu corpo, mas para os gatos isso não importa, eles adoram ficar dentro e até mesmo se esconderem nela. Mas e se a caixa se tornar um jogo de caça? Você pode fazer pequenas aberturas circulares em uma caixa de papelão e colocar uma bolinha dentro ou outro objeto para chamar a atenção do gato. Todavia, a bolinha deve ser maior que as aberturas circulares. Desta forma, a diversão está garantida. 

Brincadeira com a bolinha

 A bolinha é um dos objetos mais apreciados pelos gatos. Até mesmo uma bolinha feita com papel amassado ou um novelo de lã é muito interessante para eles. Mas antes de simplesmente soltar a bolinha, é preciso simular ao gato que aquele brinquedo é uma caça. Esconder uma bolinha em um local para atrair e correr até sua “presa”. 

Varinha       

Uma varinha com um objeto na ponta é garantia de muita diversão para seu felino. Este objeto pode ser uma borboleta, um pequeno pássaro ou também, um ratinho. Portanto, simule movimentos de voo ou de corrida e tenha a atenção do seu gatinho, além de ser um ótimo estimulante, oferece muita diversão para seu peludo.

Uma curiosidade interessante é que os felinos gostam de ficar no alto de alguma coisa. Alguns até sobem em árvores para caçar e inclusive para dormir. Então outra dica interessante é enriquecer o ambiente com prateleiras na parede própria para gatos e assim deixar os bichanos mais adaptados e entretidos.


Gostou das dicas? Ajude outras pessoas compartilhando o conteúdo.


Comentários
* O e-mail não será publicado no site.