14 Jul
14Jul

Uma das curiosidades é sobre o período que os gatos passam dormindo. Estudos mostram que eles costumam dormir de 15 a 20h por dia, é isso mesmo, podem passar mais tempo dormindo, do que acordados. Mas por quê?

Você sabia que os gatos tem a fisiologia de predadores? Sim, assim como leões e outros felinos, os gatos têm instintos de caça, e quando você pensa que ele está em um sono ferrado, na verdade é só um cochilo. Apesar de serem domesticados, não perdem seus instintos, e um deles é esse sono leve, o que permite estar atento mesmo dormindo. Como passam menos tempo em sono profundo, eles acabam tirando vários pequenos cochilos para poder recuperar bem suas energias.

Lembrando que cada gatinho tem suas próprias características e você as conhece. Então, se seu gato dorme mais ou menos que outro, é normal. Basta você estar atento a rotina do seu felino. E se notar alguma mudança no comportamento e que está o prejudicando busque a ajuda de seu veterinário.

Curiosidades:

Os gatos sonham?

Você já parou para pensar nisso? Porque temos certeza de que você já ficou analisando um gatinho dormir. Sempre com posições fofas ou engraçadas, as vezes ronronando, às vezes se mexendo aleatoriamente. Mas e aí, sonham ou não?

Sim, os gatos sonham! Inclusive, eles conseguem chegar no sono REM (a fase do sono na qual ocorrem os sonhos) bem rapidinho. Uma pesquisa conduzida pelo veterinário neurologista Adrian Morrison, da Universidade da Pensilvânia, estudou o sono dos gatos e descobriu que os felinos são capazes de atingir o REM em cerca de 20 minutos, enquanto nos humanos esse mesmo processo pode demorar até 2 horas. Mas e o que eles sonham? Ai, só sendo gato para saber né rsrsrs. Mas acredita-se que sonham com acontecimentos do dia a dia, podendo ter sonhos bons ou ruins, dependendo dos acontecimentos.

Porque os gatos costumam dormir com seus tutores?

Seja nos pés, no braço, encima ou embaixo do edredom, são os lugares que os gatinhos mais amam dormir junto de nós. Mas, por quê?  A resposta é bem simples, por dois motivos que são fáceis de entender: Amor e proteção. Você não protege quem você ama? Os animais também! Seu gato dormir com você é sinal de amor, proteção e conforto. Assim como nós, os animais também transmitem esses sentimentos, eles sabem que não há lugar mais seguro para dormir do que pertinho de nós.

O gato dorme mais, dependendo a idade?

Não é regra, mais sim! Quando bebês eles são mais dorminhocos. Quando começam a se locomover melhor, se tornam agitados e mais brincam do que dormem. A idade vai chegando e eles ficam mais calmos e voltam a ser mais dorminhocos. Tudo depende, existem particularidades, como por exemplo: Gatos castrados ou que ficam muito tempo trancados em casa sem companhia dormem mais. Dias chuvosos também influenciam, bem parecidos conosco, né? 

Independente de como, onde ou quanto tempo dormem, os gatinhos como qualquer outro animal, precisam de rotinas saudáveis. Cuide dos animais, eles merecem todo nosso amor e dedicação.

E ai, gostou das informações? Esperamos que sim, até a próxima!🐱❤️

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.